As compressões dos cilindros são a prova da saúde dos motores.
Elas medem o nível de estanqueidade de cada cilindro.
Se elas estão no melhor nível, o motor está no melhor nível de funcionamento.
A partir de 10.000 KM esta estanqueidade se degrada por melhor que seja a manutenção do motor.
As partidas a frio e os pequenos trajetos são responsáveis por 80% dos desgastes do motor.
Consequência: O motor perde potência muito rápido e o consumo de óleo e combustível aumentam.
Este desgaste inevitável pode hoje ser combatido por meio da REMETALIZAÇÃO.
Ela consiste em levar metal aos locais desgastados pelo atrito das peças.
Esta técnica, muito utilizada em metalurgia, foi adaptada aos motores no interior dos quais não podemos ter acesso.
Mas para ser eficaz é necessário reunir 4 condições:
1 Os metais utilizados devem ser bem pequenos para não entupir os circuitos de óleo.
2 Eles precisam ser bem macios para não danificar os componentes do motor.
3 Eles precisam ser bem leves e especialmente tratados para permanecerem em suspensão no óleo e não se depositarem no fundo do cárter.
4 Eles precisam ser resistentes a altas temperaturas, pois uma câmara de combustão pode chegar a mais de 800°C.
Foi a partir destes critérios que foi criado o Métal5.
Métal5 existe desde 1982 e já tratou mais de 4 milhões de motores.
- A ação do Métal5?
É como passar manteiga em uma torrada!
Podemos comparar sua ação a de uma manteiga que espalhamos sobre uma torrada com a ajuda de uma faca.
A manteiga vai preencher todos os buracos da torrada deixando a mesma “RETIFICADA”.
Dentro do motor a torrada é as paredes dos cilindros, a faca são os anéis que raspam ao longo das paredes e a manteiga são as micropartículas de Métal5.
Estas micropartículas serão incrustadas, espremidas pela pressão dos anéis nas micros cavidades, nos desgastes das paredes dos cilindros.
Métal5 se incrusta nas micro cavidades das paredes dos cilindros pela pressão dos anéis.
A câmara de combustão recupera assim a estanqueidade perfeita.
Métal5 não contém metais pesados.
Ele é composto de micropartículas de cobre tratadas a vácuo por zinco e prata.
Extremamente finas (de 0,5 a 5 microns), elas são mergulhadas em uma dose de óleo neutro e se dispersam em nuvens assim que a bomba de óleo entra em funcionamento.
Uma dose de Métal5 contém mais de 10 bilhões de micropartículas!
O virabrequim é a peça magica do motor: ele transforma os movimentos alternativos dos pistões em movimentos rotativos. Ele é submetido a enormes pressões e gira muito rápido.
Ele precisa então estar perfeitamente equilibrado para evitar vibrações que provocam perda de potencia e os desgastes rápidos das bronzinas.
Um dos efeitos benéficos do Métal5 é sua ação na parte baixa do motor.
Após a remetalização o motor gira mais redondo, as vibrações diminuem, mostrando que as micropartículas do Métal5 melhoraram o ajuste das bronzinas no virabrequim.
Métal5 é um remetalizante destinado a todos tipos de motores (gasolina, álcool, diesel e gás) com qualquer tipo de alimentação (carburador, injeção e turbo) e também qualquer tipo de escapamento (normal ou com catalisador).
Uma dose é suficiente para todos os motores até 3.000 Cilindradas.
Para motores de maiores cilindradas entrar em contato com o serviço técnico da Intermarc.
Métal5 é também destinado a caixas de câmbio, diferenciais, redutores e a todo tipo de conjunto mecânico cujos componentes são sujeitos a atritos.
Métal5 também é recomendado para utilização em motores de motos que se desgastam com maior rapidez devido a alta rotação.
A durabilidade de um tratamento em moto é de aproximadamente 10.000 km.
- Existe desde 1982.
- Mais de 4 milhões de motores tratados.
- Distribuído em 15 países.
- Mais de 10 bilhões de micropartículas metálicas em um frasco de 50ML.
- O motor do automóvel mais antigo tratado com Métal5 superou 600.000km.
+ Aumenta e equilibra as compressões.
Restabelece a potência nominal do motor.
Melhora o desempenho.
Acaba com a queima de óleo lubrificante.
Diminui o consumo de combustível.
Aumenta vida útil do motor.
+ Métal5 diminui as folgas entre as bronzinas e o virabrequim.
O motor fica equilibrado, sem vibrações, girando ‘redondo”.
Motor a gasolina:
Tratamento em um motor 2L com boa manutenção.
AntesDepois
Estado das compressões antes do tratamento. 45.581 km
Estado das compressões após o tratamento. 47.533 km
Cilindro | Antes | Depois |
1 | 11 | 11,8 |
2 | 9,8 | 11,8 |
3 | 9,5 | 11,6 |
4 | 10,2 | 11,8 |
KM | 45.581 | 47.533 |
Motor a diesel:
Tratamento em um motor de mais de 100.000 km.
AntesDepois
Estado das compressões antes do tratamento. 133.677 km
Estado das compressões após o tratamento. 134.358 km
Cilindro | Antes | Depois |
1 | 19,2 | 26,8 |
2 | 21,8 | 26,1 |
3 | 21,2 | 26,3 |
4 | 25,0 | 26,0 |
KM | 133.677 | 134.358 |
Métal5 é um REMETALIZANTE.
Métal5 não é um aditivo para óleos.
Métal5 é compatível com qualquer tipo de óleo lubrificante.
Métal5 pode ser utilizado em todo e qualquer tipo de motor.